sexta-feira, 29 de julho de 2011

Eu não sabia...

A marolinha do nobre ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou mania nos governos seguintes. Agora descobriram que é melhor falar “eu não sabia”, quando um escândalo é denunciado pela imprensa, não é mesmo Dilma? Vossa Senhoria sabia das consultorias milionárias do Antonio Palocci? Deveria saber, pois o convidou para ser seu braço direito.
A nova febre do 'não sei', 'eu não sabia', 'ninguém me mostrou isso antes', e por ai vai, está seguindo em outras “praças”: agora o magnata da comunicação Rupert Mordoch afirma não ter conhecimento das formas ilícitas em que seus repórteres conseguiam seus furos de reportagem.
O interessante é que o magnata nunca se perguntou: como esse repórter conseguiu essa informação? Deveria achar que os furos eram contados pelos passarinhos amarelinhos do Reino Unido.
O interessante é que o News of the World foi extinto porque foram pegos com a “mão na botija” – flagrados praticando o jornalismo negro – e com isso notaram que a credibilidade do leitor havia despencado. O fechamento não foi uma forma de repúdio à imprensa marrom, como muitos imaginavam.
É como a tenda da cigana trambiqueira, que faz seus “truquinhos”, e quando é descoberta, ela junta suas “tralhas” e fecha a banca e vai cantar de galo em outra freguesia.



Talles Freitas, jornalista

sexta-feira, 22 de julho de 2011

“No Brasil nada se cria... tudo se copia”


O famoso jargão “No Brasil nada se cria... tudo se copia” infelizmente está presente nas redações e sites do interior paulista. O conhecido “Ctrl + C, Ctrl + V” vem sendo bastante utilizado por “jornalistas” e também para os que se acham “o cara”. Em alguns casos, por falta de vontade e de atenção. Esquecem até mesmo de ler, corrigir concordâncias e apagar códigos de Html.


Esses “copiões”, ao serem questionados sobre a ética profissional e acordo ortográfico, só faltam perguntar “é de comer?”. Em um país democrático, isso é muito vergonhoso, pois eles se esquecem que a prática deve ser aliada com a teoria, antes mesmo de iniciar a produção de um texto.


Outro ponto lamentável é o comodismo dos “copiões”, que ficam o dia todo sentados, com o ar condicionado “torando” no máximo, esperando a notícia cair no colo. Com isso, não apuram e muito menos avaliam a credibilidade de suas fontes - lembrando que o papel aceita tudo. Pegar o telefone e ligar é fácil. Quero ver o corpo a corpo, durante finais de semana, madrugadas, debaixo de sol e chuva, e sentir a adrenalina e emoção do “campo”.


Vale ressaltar que copiar o trabalho produzido por outra pessoa, além de ser antiético, também é considerado plágio, ou seja, “assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza - texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, entre outras - e até mesmo utilizar trechos de matérias, sem colocar créditos ao autor original, também é considerado plágio, cabendo processo, indenização e retratação pública.


Sonho com o dia em que o plágio será excluído das redações. Estas deveriam prezar pela ordem pública, servir de exemplo, para nossos leitores e ouvintes, que copiar e colar não é a melhor opção, mas sim a criação.


Talles Freitas – MTB 62.223
Jornalista formado
pela Unilago

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Locução na 870: Mais um degrau profissional

É mais uma etapa em minha vida... O dia 6 de julho de 2011 ficará marcado em minha carreira, pois foi quando assumi os microfones da Rádio Novo Horizonte 870.

Todas as manhãs de segunda à sexta-feira faço companhia aos ouvintes até as 11h, oferecendo muita musica, informação, entretenimento e alegria.


No mês de junho, completei 9 anos de dedicação e paixão ao jornalismo, sempre com o compromisso de passar a informação objetiva, imparcial e instantânea e pal primeira vez assumo oficialmente um programa musical e de entrevistas.

Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade, à minha família e todos meus amigos que me deram força e incentivo para sempre continuar buscando os meus objetivos.

Acompanhe a programação e sintonize na rádio 870 AM e participe pelo telefone 17 3542-1110 ou pelo email talles.freitas@hotmail.com.






Talles Freitas