domingo, 22 de junho de 2008

Johann Gutemberg ícone na história tipográfica


Um dos grandes idealizadores do mundo da comunicação foi o alemão Johann Gutemberg, nascido em Mainz, na Alemanha em 1400, que teve seu nome marcado na história devido à montagem da prensa aperfeiçoada, que dava a oportunidade de impressão tipográfica, haja vista que naquela época não existia cópia de fascículos.


A idéia de construir uma prensa surgiu em 1450, quando Gutemberg se propôs a imprimir a Bíblia Sagrada, mas para tal fato necessitou de um patrocinador, fato esse não acontecido, a uma coisa que conseguiu foi um empréstimo de 800 florins, junto aos negociadores João Fust e Pedro Schaeffer e tempo depois o dinheiro acabou e o idealizador solicitou mais recursos aos banqueiros dando como penhora a sua própria oficina.


Após cinco anos, em 1455, os negociadores cobraram a dívida de Gutemberg que infelizmente não teve como saldar, dando de mãos beijadas a sua idéia, sem mesmo ter terminado de confeccionar a Bíblia. Fust e Schaeffer viram que o projeto da bíblia era bom, deram continuidade e finalmente em 1456 concluíram a impressão da “Bíblia de 42 linhas”, com 642 páginas e segundo a história o número de cópias gira em torno de 180 a 200 cópias, que foi o primeiro trabalho tipográfico da história.


Vale ressaltar que através da descoberta de Gutemberg os livros ficaram mais baratos e acessíveis à população, porque os livros manuscritos eram caríssimos, principalmente por darem o mesmo trabalho na fabricação. Depois de fabricada, a composição feita em tipos de metal, poderiam fazer dezenas de cópias que a tendência era diminuir cada vez mais o valor.


Johann Gutemberg morreu em fevereiro de 1468, segundo a história, após ser abandonado em 1465 devido à cegueira que o afetou.

Talles Dener de Freitas
talles.freitas@hotmail.com

Nenhum comentário: