sexta-feira, 20 de junho de 2008

O que é Aquecimento global?

Todos os dias podemos acompanhar na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial, como maremotos, tempestades pesadas, secas, ventanias, etc. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
O Aquecimento global basicamente é um fenômeno climático de grande proporção, um aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos. Atualmente existe um debate em relação às causas deste aumento na temperatura. Já está comprovado que o aquecimento global está se agravando consideravelmente, o que se deve em grande parte as atividades humanas. A maioria dos cientistas que estudam o aquecimento global acreditam que o aquecimento global é causado pelo efeito estufa.
A terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve grande parte para o espaço através da radiação de calor e devido aos poluentes atmosféricos parte do calor que deveria ir para o espaço está sendo retido causando assim o aquecimento do planeta.
Uma das principais evidências do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o mundo desde 1860 e os dados mostra que o aumento médio da temperatura dói de 0.6+-0.2 durante o século XX, os maiores aumentos foram em dos períodos:- 1910 à 1945 e 1945 à 2000, segundo o IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change ou seja Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).
Outra evidência do aquecimento vem por meio de observações das alteração das coberturas das montanhas e de áreas geladas (pólo sul e norte), no aumento do nível dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e muitos outros extremos durante o século XX.
As principais Conseqüências do aquecimento global
ü Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.
ü Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas em nosso planeta;
ü Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
ü Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
O que é Protocolo de Kyoto?
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

Talles Dener de Freitas
talles.freitas@hotmail.com

Nenhum comentário: