quinta-feira, 18 de junho de 2009

Revoltante:- STF acaba com exigência de diploma para jornalista


Um dos assuntos mais discutidos nas faculdades de comunicação social e, em muitos meios de comunicação é a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que “sepultou” a exigência do diploma de curso superior com habilitação em Jornalismo em vigor há 40 anos.
É vergonhoso um Ministro (Gilmar Mendes) comparar duas profissões distintas jornalista e cozinheiro, sendo que ambos atuam em áreas totalmente diferentes.
Agora que não é mais necessário ter um diploma de jornalismo, e como fica ou quem dará ao “profissional” o conhecimento, fundamento ético, ideológico, legislação, semiótica, a imparcialidade, como fazer um lead, diferenciar uma notícia pra TV, rádio, impresso, web, entre outros pontos necessários para se levar à comunicação?
A fonte será os resumos em sites desatualizados, tendenciosos, sem fundamentos? E quem paga com isso? A população em massa. Já que qualquer pessoa poderá escrever ou apresentar uma noticia, como “profissional da comunicação”.
E como fica a auto-estima dos profissionais que faz faculdade durante anos, viajam quilômetros até uma faculdade, muitas vezes ficando longe de seus familiares, gastando uma verdadeira fortuna, sempre com objetivo de conseguirem o almejado “diploma de graduação”?
Caberá às empresas durante as contratações exigirem ou não o certificado, ou será que as “autoridades” vão inventar daqui uns dias, uma liminar proibindo as empresas de fazerem essa exigência? Só resta aos estudantes criarem um diferencial no mercado de trabalho e se firmarem nos estudos.
Obrigado Marco Aurélio Mello, único ministro que votou favorável a exigência, pela força, pena que a maioria é quem manda

Talles Freitas
Aluno do 3º ano de Jornalismo da Unilago – São José do Rio Preto

3 comentários:

Anônimo disse...

Já penso se essa moda pegua?!?!Pra ser médico não precisa mais de diploma, medicina é uma "arte", tem que ter "manha", esse politicos num tem mesmo o que fazer, ao inves de se preocuparem em como acabar com a falta de empregos, pobreza, escasses na saúde, ficam ai se preocupando com coisas pequenas...É o futuro do nosso país.
Agora, será que o diploma de jornalismo custa tão caro assim pra eles??? Será que eles desembolsam alguma coisa pra isso ser feito???



Rafaela Sanches.

Jorge Cardoso disse...

"Agora que não é mais necessário ter um diploma de jornalismo, e como fica ou quem dará ao “profissional” o conhecimento, fundamento ético, ideológico, legislação, semiótica, a imparcialidade, como fazer um lead, diferenciar uma notícia pra TV, rádio, impresso, web, entre outros pontos necessários para se levar à comunicação?"

Na realidade, as faculdades, em sua maioria e, principalmente, particulares, já não dão tudo isso de forma realmente coerente e necessária. Convenhamos: imparcialidade não existe. Quantos jornalistas (e estudantes, principalmente) já não fazem bons texto e nem ao menos entendem bem sua própria língua e sua história. Começamos por ai. Outra coisa que é importante entender: as empresas não vão contratar qualquer pessoa para ser editor. Tem gente que não fez faculdade e manja muito mais do que pessoas que fizeram (ou estão fazendo). E, claro, vamos ver se os "consumidores da notícia" que criticam essa medida vão saber mesmo diferenciar as coisas. Afinal, é merecido por um lado isso. O povo brasileiro precisa começar a sofrer mais com as perdas morais (como foi com a imprensa agora) para ver se acorda. Afinal, em terra de futebol e carnaval, quem tem ideologia, é idiota. Vão-se os diplomas, ficam as utopias.

Não sou favorável, claro, porém estou confiante ainda na profissão. Jornalismo não se faz com diploma, apenas. Se faz com competência.

Geração.COM disse...

Não tem como aceitar esta decisão, pois o Jornalismo tb é construido por teoria, não é apenas prática e habilidade!
Porém uma coisa me deixa mais revoltada, como é que os profissionais que tem o poder da mídia nas mãos não conseguem mudar essa decisão? Os jornalistas denunciam injustiças de todos, porém se calam quando são injustiçados!