terça-feira, 9 de junho de 2009

Uma década sem o “Tigre do Vale”


Já se passaram 10 anos que o Grêmio Novorizontino foi extinto do futebol profissional. O Tigre do Vale, como era conhecido nos gramados, venceu duelos contra equipes “grandes”, como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, entre outras.
O Tigre foi o único time da região de São José do Rio Preto que disputou uma final do Campeonato Paulista. O fato aconteceu em 1990 e ficou conhecida como a “Final Caipira”, que reuniu o Novorizontino e Bragantino e terminou em 1x1 no tempo normal e como o Bragantino possuía a vantagem do empate ficou com o “Caneco”. A partida aconteceu em Bragança Paulista, no Estádio Marcelo Stéfani, completamente lotado (15 mil pagantes).
Uma outra conquista muito comemorada pelos torcedores, foi o título de Campeão Brasileiro da Série C em 1994.
Mesmo extinto, o “Tigre do Vale” ocupa o 103º lugar no Ranking Nacional dos Clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de 2007, com 83 pontos, a frente de clubes conhecidos na região como Grêmio Catanduvense e Mirassol que ocupam a 287º colocação.
O Estádio Jorge Ismael de Biasi, “Jorjão”, com capacidade para 16 mil pessoas, hoje, recebe cuidados e manutenções básicas pela Família Biasi. O Estádio ainda está em ativa, sendo palco de partidas amistosas, campeonatos amadores, entre outros eventos esportivos.
O Grêmio Novorizontino foi fundado no dia 11 de março de 1973, no início levava o nome de Pima Futebol Clube, pois era formado, na época, em sua maioria, por funcionários de uma fábrica de calçados que levava o nome de PIMA. Em 1976, após brilhar no futebol amador, conquistando o bicampeonato da Liga Catanduvense (1974 e 1975), a diretoria resolveu inscrever o time na 3ª Divisão do Campeonato Paulista e como a equipe não poderia se chamar Pima, foi colocada o nome de “Grêmio Esportivo Novorizontino”.
Durante sua existência o Grêmio enriqueceu seu currículo, tendo participacão em campeonatos nacionais como:- Campeão por duas vezes (1974 e 1975) do Amador Regional (Liga Catanduvense); Grupo Branco do Campeonato Paulista em 1985; Grupo B do Campeonato Paulista; Torneio José Maria Marim em 1987; Torneio Jorge Biasi em 1988; Vice-Campeonato Torneio Seletivo do Campeonato Brasileiro em 1993, entre outros, e a internacionais como:- Copa Grosseto (Itália) em 1994; Vice-Campeonato Torneio de Acapulco (México) em 1993 e Vice-Campeonato Copa Decesano (Itália) em 1994.

Um sonho novorizontino

O sonho de ver novamente nos gramados o Grêmio Novorizontino ainda está na memória de muitos. A equipe durante anos trouxe muitas alegrias para dezenas de pessoas da cidade e da região.
O Campeonato Regional, ma qual a equipe Novorizontino Atlético Clube está participando, tem como objetivo despertar a paixão de muitas pessoas e torcedores.
Para a composição da equipe existe por trás uma mega equipe, “Bravos Guerreiros”, que não estão medindo esforços para que esse sonho volte a se tornar realidade. Entre os que lutam para a volta estão:- Ditinho Theodoro, Zé Mário Quintiliano, Testa, Badé e JuninhoPixo dentre muitos outros, que vendo o resultado significativo e animador apostam em um possível retorno ao rol de times profissionais de futebol.
Talles Freitas

Nenhum comentário: